A partir desta segunda-feira (30), as unidades da 1ª instância da Justiça do Trabalho em Salvador (Varas do Trabalho, Secretaria de Execução, Centro de Conciliação de 1º Grau e Coordenadoria de Atendimento ao Público) e a Ouvidoria funcionarão na nova sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA), no Fórum 2 de Julho, na Rua Ivonne Silveira, 248, na Paralela, próximo ao metrô do Imbuí, sentido Centro.
A gestora do projeto de mudança do TRT, Leandra Maria Leal de Sant'anna, disse em entrevista ao BNews, que o trabalho para a migração do local já tem mais ou menos dois anos que foi iniciado. Ela destacou que essa primeira etapa é a mais importante, porque 80% do Tribunal mudou para a nova sede. Inicialmente, as audiências serão telepresenciais e a população poderá acessar o novo prédio para obter informações sobre processos.
"A gente optou por ocupar de forma escalonada, primeiro, as audiências telepresenciais, na segunda semana começam nove varas, na terceira semana, nove, mais nove até chegar às 39, que é no final de julho", explicou.
A previsão é que todos os serviços administrativos do TRT passem para o novo local no mês de agosto deste ano. Após a mudança, a estimativa do órgão é ter uma economia anual de R$ 3 milhões em aluguel.
A gente tem só em Salvador três prédios. Sendo um da primeira instância, que era o prédio alugado, que é o de maior custo, porque é um prédio alugado e a gente está devolvendo agora em setembro já. E segunda e terceira instância. Segunda instância, você tira, é administrativa, a gente está em Nazaré, mas apesar de serem alugados são três prédios para manutenção. Então, a gente vai reduzir bastante, só de aluguel a gente já vai reduzir bastante", concluiu.