Rua Marujos do Brasil, 42 - Nazaré - Salvador / BA - CEP: 40.040-485
Notícias SINPOJUD

Assembleia do Sinpojud aprova suspensão do movimento grevista e mantém estado de greve

Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (16), os servidores aprovaram a suspensão do movimento grevista e o estabelecimento do estado de greve até a realização do Pleno Administrativo do mês de julho.

A decisão foi tomada após o presidente Manuel Suzart abrir a 5ª Assembleia Geral Extraordinária com a leitura da ata da reunião com assessores e a presidência do Tribunal de Justiça, realizada na tarde da última sexta-feira (13), quando foi apresentada a nova proposta do TJ, recebida por todas as entidades que participaram do encontro, definida assim:

* Implementação do auxílio-saúde para quem tem mais de 50 anos e do auxílio-creche;

* Compensação das faltas durante a greve de 2025, incluindo também a greve de 2010;

* Percentual de reajuste de 4,5% para os servidores do Judiciário, retroativo a janeiro de 2025, ou a implementação da VPE/VPE no valor de R$ 700,00 no mês de setembro, com a apresentação do projeto para apreciação na ALBA, podendo ser retroativo a maio ou de acordo com a possibilidade orçamentária, a janeiro de 2025;

* Retirada do projeto do PCCV da Assembleia Legislativa;

* Encerramento do movimento de greve, com a instituição de um Grupo de Trabalho para realizar o estudo de um novo PCCV.

O advogado do Sinpojud, Fabiano Baltazar, informou que fez uma análise da proposta de suspensão da greve suscitada pelo servidor Samuel Nonato e não encontrou nada que a inviabilizasse, recomendando que, na assembleia, fosse feita a deliberação sobre a continuidade ou não do movimento, para responder ao TJ e vigiar os desdobramentos.

Foi dada a palavra aos servidores que estavam na assembleia, e foram apresentadas propostas. Após várias discussões, os filiados aprovaram por unanimidade, a suspensão do movimento grevista até a reunião do Pleno Administrativo no mês de Julho, prazo final para o envio à ALBA da propsota de reajuste R$700,00 na VPE/VPI, sem prejuízo das demais propostas apresentadas pelo Tribunal, em especial o abono das faltas dos grevistas de 2010 e 2025.

Além disso, no âmbito das ações de organização da categoria, ficou aprovado a criação de um Grupo de Trabalho – GT específico para acompanhar as questões Orçamentárias e Financeiras do Tribunal pelo Sinpojud. Esse coletivo contará com a participação de dois técnicos, dois analistas, um aposentado, um pensionista, além de um especialista versado em contabilidade pública e gestão fiscal.

“A decisão de suspender a greve, mantendo o estado de greve, mostra que estamos abertos ao diálogo, mas, ao mesmo tempo, atentos e mobilizados. A criação desse Grupo de Trabalho é fundamental para que possamos acompanhar de perto cada etapa desse processo, cobrando, fiscalizando e garantindo que os direitos da nossa categoria sejam respeitados. A luta continua, e o Sinpojud segue firme, vigilante e comprometido com cada servidor e servidora do Judiciário baiano.”, disse o presidente Manuel Suzart.