O Sinpojud participou da Assembleia Geral do Conselho de Representantes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), realizada em São Paulo, nos dias 3 e 4 de dezembro. Representado pela diretora de Finanças, Maria José Silva (Zezé), que também integra a diretoria da CSPB, e pelos diretores Robetoni Mercês e Tiago Pascoal, o Sinpojud reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do sindicalismo e a luta pelos direitos dos servidores públicos.
Zezé participou da mesa de abertura do evento, destacando a importância dos sindicatos se manterem unidos diante dos desafios impostos pelo cenário político e econômico do país. “O Sinpojud está sempre buscando fortalecer sua atuação e representar os interesses dos nossos servidores. Participar de eventos como este é essencial para alinharmos estratégias e ampliarmos nosso impacto nas lutas que ainda estão por vir”, declarou Maria José.
O diretor de Formação Sindical, Robertoni Mercês, acompanhou os debates e participou das trocas de experiências que enriqueceram o encontro. “Essa Assembleia foi uma oportunidade de compartilhar nossas lutas e aprender com as estratégias de outros sindicatos, fortalecendo ainda mais nossa atuação em prol dos servidores do Poder Judiciário”, afirmou Robertoni.
Assembleia Geral da CSPB
A Assembleia Geral, que reuniu lideranças sindicais de todo o Brasil, contou com as palestras do professor de Direitos Humanos, Tomás de Toledo, e do jornalista e analista político Antônio Augusto de Queiroz, conhecido como “Toninho do DIAP”. Eles debateram o impacto das transformações econômicas e políticas no Brasil e no mundo, além dos desafios específicos enfrentados pelos servidores públicos.
“Toninho do DIAP” destacou os impactos das políticas econômicas e das mudanças legislativas recentes sobre o funcionalismo público, apontando a necessidade de uma resistência organizada. O analista político também abordou os efeitos das narrativas desinformativas que moldam o debate público e prejudicam a defesa dos direitos trabalhistas. “Os servidores públicos foram fortemente impactados pela recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que trouxe grande preocupação ao estabelecer o fim do Regime Jurídico Único. Essa medida permite que, em alguns órgãos, haja contratação não apenas pelo regime estatutário, mas também pela CLT. Nesse ambiente de apreensão e desafios, destacamos a necessidade de mobilização e reflexão, com o objetivo de aprovar, o quanto antes, no Congresso Nacional, o Marco Regulatório do Serviço Público e a PEC 06, antiga PEC 55. Essa aprovação deve garantir direitos fundamentais, como a possibilidade de greve, negociação coletiva e reajustes salariais, como também corrigir uma injustiça para com os aposentados e pensionistas”, explicou o especialista.
A participação do Sinpojud na Assembleia Geral da CSPB reafirma o papel da entidade na construção de um sindicalismo forte e articulado em nível nacional. Para o diretor de Comunicação do sindicato, Tiago Pascoal, momentos como esse são essenciais para garantir que as demandas dos servidores públicos sejam ouvidas e que soluções conjuntas sejam construídas. “Estamos certos de que nossa atuação aqui trará benefícios diretos para os servidores do Judiciário baiano. Seguimos firmes em nossa missão de representar e lutar pelos direitos da categoria”, concluiu Tiago.
As palestras estão disponíveis no canal da CSPB no YouTube (clique aqui).
Notícias SINPOJUD
Diretores do Sinpojud marcam presença em Assembleia Geral da CSPB
- Por SINPOJUD
- 11 Dez 2024 - 12:28
- 280 Visualizações