Rua Marujos do Brasil, 42 - Nazaré - Salvador / BA - CEP: 40.040-485
Notícias SINPOJUD

Diretores do Sinpojud marcam presença em Assembleia Geral da CSPB

O Sinpojud participou da Assembleia Geral do Conselho de Representantes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), realizada em São Paulo, nos dias 3 e 4 de dezembro. Representado pela diretora de Finanças, Maria José Silva (Zezé), que também integra a diretoria da CSPB, e pelos diretores Robetoni Mercês e Tiago Pascoal, o Sinpojud reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do sindicalismo e a luta pelos direitos dos servidores públicos.

Zezé participou da mesa de abertura do evento, destacando a importância dos sindicatos se manterem unidos diante dos desafios impostos pelo cenário político e econômico do país. “O Sinpojud está sempre buscando fortalecer sua atuação e representar os interesses dos nossos servidores. Participar de eventos como este é essencial para alinharmos estratégias e ampliarmos nosso impacto nas lutas que ainda estão por vir”, declarou Maria José.

O diretor de Formação Sindical, Robertoni Mercês, acompanhou os debates e participou das trocas de experiências que enriqueceram o encontro. “Essa Assembleia foi uma oportunidade de compartilhar nossas lutas e aprender com as estratégias de outros sindicatos, fortalecendo ainda mais nossa atuação em prol dos servidores do Poder Judiciário”, afirmou Robertoni.
 
Assembleia Geral da CSPB

A Assembleia Geral, que reuniu lideranças sindicais de todo o Brasil, contou com as palestras do professor de Direitos Humanos, Tomás de Toledo, e do jornalista e analista político Antônio Augusto de Queiroz, conhecido como “Toninho do DIAP”. Eles debateram o impacto das transformações econômicas e políticas no Brasil e no mundo, além dos desafios específicos enfrentados pelos servidores públicos.

“Toninho do DIAP” destacou os impactos das políticas econômicas e das mudanças legislativas recentes sobre o funcionalismo público, apontando a necessidade de uma resistência organizada. O analista político também abordou os efeitos das narrativas desinformativas que moldam o debate público e prejudicam a defesa dos direitos trabalhistas. “Os servidores públicos foram fortemente impactados pela recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que trouxe grande preocupação ao estabelecer o fim do Regime Jurídico Único. Essa medida permite que, em alguns órgãos, haja contratação não apenas pelo regime estatutário, mas também pela CLT. Nesse ambiente de apreensão e desafios, destacamos a necessidade de mobilização e reflexão, com o objetivo de aprovar, o quanto antes, no Congresso Nacional, o Marco Regulatório do Serviço Público e a PEC 06, antiga PEC 55. Essa aprovação deve garantir direitos fundamentais, como a possibilidade de greve, negociação coletiva e reajustes salariais, como também corrigir uma injustiça para com os aposentados e pensionistas”, explicou o especialista.

A participação do Sinpojud na Assembleia Geral da CSPB reafirma o papel da entidade na construção de um sindicalismo forte e articulado em nível nacional. Para o diretor de Comunicação do sindicato, Tiago Pascoal, momentos como esse são essenciais para garantir que as demandas dos servidores públicos sejam ouvidas e que soluções conjuntas sejam construídas. “Estamos certos de que nossa atuação aqui trará benefícios diretos para os servidores do Judiciário baiano. Seguimos firmes em nossa missão de representar e lutar pelos direitos da categoria”, concluiu Tiago.

As palestras estão disponíveis no canal da CSPB no YouTube (clique aqui).