Rua Marujos do Brasil, 42 - Nazaré - Salvador / BA - CEP: 40.040-485
Notícias SINPOJUD

Diretores do Sinpojud discutem alternativas de melhorias com a Coordenação do Planserv

Os diretores do Sinpojud, Maria José Silva (Zezé) e Tiago Pascoal, participaram na tarde desta segunda-feira (13) de uma reunião com a coordenação do Planserv, na Escola de Saúde Pública da Bahia, onde foi discutida a recomposição dos recursos do Planserv, a ampliação da rede e novas ações de assistência, bem como procedimentos a serem seguidos pelos beneficiários do plano de assistência.

Na reunião estavam presentes representantes de diversas entidades sindicais, que apresentaram problemas relatados pelos filiados das respectivas organizações e fizeram sugestões e análises sobre a situação do Planserv.

O diretor de Comunicação Tiago Pascoal destacou problemas enfrentados pelo Planserv, especialmente a falta de prioridade do governo estadual para com a saúde do servidor.

“Precisamos entender que o problema do Planserv é a falta de recursos. Nos últimos anos, o governo estadual retirou os recursos do nosso plano, reduziu pela metade e somente no ano passado incrementou 0,5%. Antes em Salvador era uma maravilha, hoje percebemos diversos problemas. O governo precisa decidir qual é a política de saúde destinada aos seus servidores. Nós, servidores e dirigentes sindicais, precisamos cobrar do governo a recomposição dos recursos, além disso, a fiscalização pelos órgãos de controle das condutas prejudiciais ao Planserv realizadas pela administração, prestadores e usuários”, aduziu Tiago Pascoal.

Socorro Brito informou que o plano de assistência vem aumentando a rede credenciada na capital e interior e orientou os beneficiários a não procurarem os hospitais de alta complexidade nos casos mais simples de saúde. O encaminhamento habitual deve ser buscar as unidades de baixa e média complexidade, que em Salvador consistem no Hospital da Pituba, que está atendendo 24h os filiados do Planserv, e a Rede São Miguel na Avenida ACM.
 
Socorro noticiou que a partir de 20 de junho do corrente ano, será inaugurado o Hospital Evangélico, que abrirá as portas para atendimentos prioritários aos beneficiários do Planserv. O equipamento contará com a disponibilidade de diagnósticos por imagem e 78 leitos de internação inicialmente, sendo que até o final do ano o hospital contará com 150 leitos. Informou também que será implantado o Planserv Itinerante, "O Planserv indo até você", para atender os municípios onde o atendimento do plano de assistência está escasso.

A diretora de Finanças e Convênio Maria José (Zezé) fez uma explicação rápida sobre o histórico do movimento sindical em prol de uma saúde digna para os seus servidores, destacando promessas não cumpridas por outros governantes e a luta incansável dos sindicatos pela construção de um Hospital para o servidor.

“Rui Costa prometeu entregar um Hospital do Servidor e não cumpriu. Agora parece que será uma realidade. A existência de um Hospital destinado para os servidores é uma luta histórica. Sempre estivemos na vanguarda dessa pauta, sempre foi nosso sonho. Temos a certeza de que a inauguração dessa unidade de saúde de alta complexidade vai ajudar muitos servidores da capital e principalmente do interior”, afirmou Maria José (Zezé).

No encontro também houve explicações sobre a utilização do Token, para casos de exceção, e a importância da atualização de dados cadastrais e a biometria facial.