Notícias SINPOJUD
CONFIRA - PROGRAMAÇÃO: Semana da Mulher AMAB/AMAP/TJ-BA
- Por SINPOJUD
- 22 Fev 2024 - 17:21
- 977 Visualizações
Semana da Mulher AMAB/AMAP/TJ-BA: Conectando Talentos, Cuidando da Saúde, Fortalecendo Laços, Valorizando o Universo Feminino
Local: Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA)
Datas: 4, 5 e 6 de março de 2024
Promovido por: Associação de Magistradas e Magistrados da Bahia (AMAB) em parceria com a AMAP(Associação dos Magistrados Aposentados da Bahia) e Tribunal de Justiça da Bahia(TJBA), com apoio do Ministério Público da Bahia(MPBA), Defensoria Pública da Bahia, Procuradoria municipal de Salvador, Ordem de Advogados da Bahia(OAB-BA) e Sindicato dos Servidores Públicos da Bahia(SINPOJUD).
Tema Central: "Empoderamento Feminino: Cultivando Saúde, Imagem, Finanças, Artes e Experiências"
Descrição do Evento:
A Semana da Mulher AMAB/AMAP/TJ-BA visa prestigiar e homenagear as mulheres atuantes no Judiciário baiano e Instituições afins. Exploraremos temas essenciais para o desenvolvimento integral do universo feminino, com uma abordagem ímpar e inspiradora. Proporcionaremos, também, uma experiência enriquecedora focada em estreitar os laços entre as empresas conveniadas e a(o)s associada(o)s, buscando levar serviços de qualidade para a Magistratura.
Programação:
Dia 4 de Março (Segunda-feira):
MANHÃ
● 9h00 - 10h30: Abertura- Workshop “ Inteligência Emocional” - Dra Dulce Mariano da FEBRACIS- Administradora de Empresas e MBA em Neurociências.
● 10h30-10h50: Cáren Cruz – “Imagem pessoal e os códigos”.
● 10h50-11h20: Mário Cerqueira- “ Investimentos e Finanças Comportamentais”.
● 11h20-11h40: Livony Borja- Jornalista e Terapeuta Transpessoal- “ Entre cartas e contos: a jornada da protagonista com tarot e ancestralidade”.
● 11h40-12h: – Drª Keite Rios – Fisioterapeuta – “ Conciliando atividade profissional e a Saúde materno-infantil”.
● 12:00 às 12:15h- Drª Tereza Nascimento- Juíza do TJ-BA, Diretora da Mulher da AMAB, “Direito ao teletrabalho das gestantes e lactantes”.
TARDE- Experiência das Mulheres nas Instituições jurídicas afins
● 14h – 14h20: Drª Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti – Procuradora- Geral de Justiça do Ministério Público da Bahia- “O Papel/ importância da Mulher no âmbito institucional”.
● 14h20 – 14h40: DrªJaciara Cedraz Carneiro- Servidora do Tribunal de Justiça da Bahia, Diretora de Secretaria, “Superação e cura da alma por meio do esporte”.
● 14h40 – 15h: Drª Neuza Maria Alves Silva- Desembargadora Justiça Federal- TRF1- “Os impactos da falta de atenção aos cuidados com a nossa saúde em face do exercício jurisdicional”.
● 15h – 15h20: Drª Maria Amélia Maciel Machado- Procuradora do Município de Salvador e Presidente da APMS- “Experiência da Procuradoria no Núcleo interno de enfrentamento à violência institucional contra a mulher do município de Salvador”.
● 15h20 – 15h40: Drª Germana Pinheiro de Almeida- Pró-reitora da UCSAL, Membro da OAB e da IBAFEM- “Trajetórias femininas no sistema de Justiça: perspectivas e desafios”.
● 15h40 – 16h: Drª Jussara Cal Passos- Procuradora Federal e Escritora- “Poesia no cenário baiano como mecanismo de desabafo, empoderamento e os desafios frente à repressão dos sentimentos libertários da mulher”.
● 16h-16h20- Drª Ana Cláudia Souza – Juíza de Direito TJBA, Vice-Presidente da FONAVID- “Espelho , espelho meu, quem, na verdade, sou eu?”
● 16h20 - 16h40: Drª Firmiane Venâncio do Carmo Souza - Defensora Pública Geral do Estado da Bahia e Vice-Presidente do Conselho Nacional de Defensores e Defensoras Públicos Gerais - CONDEGE.- “ Experiência de Mulheres nos espaços de poder da Defensoria Pública” .
● 16:40 às 17h: Drª Leila Rocha Medrado Santos –Doutora e Mestre em Políticas Sociais e Cidadania, Servidora do Tribunal de Justiça da Bahia e Escritora- “Como resgatar a força feminina com a Sororidade ressignificando o gossip”.
Dia 5 de Março (Terça-feira- tarde): Abordagens sobre a Saúde Física e Mental
● 14h-14h20: PAINEL VIVANT: Drª Isabela Barreto- Psicóloga, Psicanalista e Diretora da clínica VIVANT- “Mulher e Saúde mental, a importância de um entendimento singular”.
● 14h20-14h40: PAINEL VIVANT: Drª Maria Irene Leal- Médica Psiquiatra- “Por que a saúde mental da mulher precisa de cuidados especiais?”.
● 14h40-15:00h: PAINEL VIVANT: Drª Isabella Lauris- Nutricionista Funcional Integrativa- “Alimentação saudável e modulação metabólica”.
● 15h – 15h20: PAINEL CLÍNICA READAPTEC- Drª Daniela Saback- Fisioterapeuta pélvica da - “Fisioterapia na incontinência urinária”.
● 15h20 - 15:40h: PAINEL CLÍNICA READAPTEC Drª Alcina Teles- Fisioterapeuta funcional- “Sintomas urinários e genitais na menopausa. Como tratar?”.
● 15h40- 16h: : Drª Tamar Medrado Vieira Cerqueira- Fisioterapeuta especialista em saúde da Mulher- “ Cuidando da Saúde da Mulher” .
● 16h – 16h20: Drª Silvana Menezes- Odontóloga, Pós-graduada em Harmonização Orofacial, especialista em Implantodontia, Periodontia e em Prótese, “A harmonização facial na atualidade: seus benefícios funcionais, estéticos, terapêuticos sociais e emocionais”.
● 16H20-16H40: Ilmara de Souza. Servidora do TJBA. Gestora em Recursos Humanos, Pós-graduada em Gestão Pública e Administração de Pessoal. “Capacitismo e mulher com deficiência”.
● 16H40 - 17H: Desª Delma Margarida Gomes Lobo -Desembargadora aposentada TJBA(AMAP), Mestre e Pós-graduada em D. Penal e Processo Penal -“Os desafios da mulher na atualidade”.
- Dia 6 de Março (Quarta-feira-TARDE): Trocando experiênciasDesembargadoras e Juízas Encerramento
● 14h – 14h20: Desª Nágila Maria Sales Brito- Desembargadora do TJBA, Doutora em Direito das Relações Sociais pela PUC, Mestre em Direito Econômico pela UFBA e pela UCSAL, Presidente da Coordenadoria da Mulher e da Comissão de Incentivo á participação institucional feminina do TJBA, “ Violências contra a Mulher”.
● 14h20 – 14h40: Desª Joanice Maria Guimarães de Jesus- Desembargadora do TJBA, Mestre em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pela UFBA, Presidente do Comitê Gestor do Núcleo de prevenção e enfrentamento ao assédio moral, sexual, membro da CIDIS, TJBA e da Coordenação da Escola Nacional de Magistratura. “Os objetivos da luta feminista”.
● 14h40 – 15h: Desª Maria de Fátima de Carvalho- Desembargadora do TJBA, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, pela Universidade Estácio de SÁ e em Atividade Judicante pela UFBA, Presidente do Conselho Deliberativo da ANAMAGES, “Homenagem à Mulher, observando os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, da ONU”.
● 15h – 15h20: Desª Marielza Brandão- Desembargadora do TJBA, Ex-presidente da AMAB, “Trajetória de Vida com ênfase na magistratura”.
● 15:20- 15:40h- Drª Cristiane Menezes- Juíza do TJ-BA. especialista em Gestão de pessoas “Você é o que comunica?”
● 15:40h – 16:00h- Drª Josélia Gomes do Carmo-Juíza do TJ-BA, Diretora de Cursos AMAB/EMAB- “A oratória como instrumento de empoderamento da mulher”.
● 16:00h – 16:20h- Drª Antônia Marina Aparecida de Paula Faleiros- Juíza do TJ-BA, Mestre em Segurança Pública, Justiça e Cidadania, pela UFBA, “Presença das mulheres nos espaços de Poder”.
● 16:20h- 16:40h-: Drª Elbia Rosane Sousa de Araújo- Juíza do TJ-BA, Ex-presidente da AMAB, Presidente do Fórum Permanente das pessoas com deficiência da UNICORP, Coordenadora do GT sobre Autismo, “Os desafios da maternidade atípica: Resolução nº 343/20 , CNJ”.
● 16:40 -17:00h-: Drª Ana Barbuda- Juíza do TJ-BA, Pós-doutora em Direito. Doutora em Direito Público e Mestra em Novos Direitos pela UFBA, Docente pela ENFAM, ENM e EMAB “A mulher e a magistratura: desafios e conquistas”
● 17:00 h- Desª Cyntia Resende- Presidente do TJBA, Des. Júlio Travessa- Presidente da AMAB e Drª Neusa Maria Oliveira Nascimento- Vice-Presidente da AMAP. “Encerramento”.
● 17:15h: CORA