Tribuna da Bahia - Lira atribui derrota do governo na Câmara a desarticulação da base aliada
Um dia após o governo sofrer nova derrota na Câmara, na votação do marco temporal, o presidente Luiz Inácio lula da Silva telefonou nesta quarta-feira ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Na conversa, segundo interlocutores do parlamentar, Lira reclamou de dificuldades na articulação do governo.
A conversa entre os dois ocorreu pouco depois de Lula se reunir com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), no Palácio da Alvorada. O encontro não estava previsto na agenda oficial. Os ministros encabeçam a articulação política do governo.
Nesta terça-feira, a Câmara a aprovou o projeto de lei que estabelece um marco temporal para terras indígenas, em mais um sinal de fragilidade da base do governo. Além disso, a votação da MP que cria a nova estrutura do governo Lula foi adiada para esta quarta-feira, véspera do prazo de validade.
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), orientou contra o texto do marco temporal durante a votação e disse que o Poder Executivo queria adiar a discussão, sinalizando um acordo para isso. Momentos antes de votar, no entanto, Lira disse que o governo não deu garantia de que iria cumprir o acordo.
Protesto contra o marco temporal - Na conversa com o presidente, Lira também relatou incômodo com ataques que tem recebido do senador Renan Calheiros (MDB-AL), aliado do Planalto, nas redes sociais. Os dois são adversários políticos em Alagoas. O presidente da Câmara disse ser preciso "respeito" na política.
A ligação de Lula ao presidente da Câmara acontece na véspera de os deputados votarem a Medida Provisória que reestruturou os ministérios do governo. O texto foi alterado pelo relator, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), esvaziando as pastas do Meio Ambiente e Povos Indígenas.
A medida poderia ter sido votada, mas Lira priorizou a votação do marco temporal da terra indígena, uma demanda da bancada ruralista e uma derrota para Lula.
Fonte: O GLOBO
últimas notícias
Servidores participam de evento sobre Setembro Amarelo no Sinpojud
26 Set 2023 - 12:29Planserv: MP convoca sindicatos para audiência pública
22 Set 2023 - 18:14Corregedor-Geral do TJBA é indicado pelo STF para vaga no CNJ
22 Set 2023 - 06:18Sinpojud se reúne com Escritório Aras Advogados para tratar sobre execução coletiva dos 18%
21 Set 2023 - 13:35Convocação para Conselho de Representantes Sindicais
20 Set 2023 - 17:57Respostas para 2º Censo do Judiciário podem ser enviadas até sexta-feira (22/9)
20 Set 2023 - 14:29Sinpojud convida servidores para evento sobre Setembro Amarelo
20 Set 2023 - 09:25Diretores do Sinpojud visitam Alba em busca de apoio à aprovação do Auxílio Saúde
19 Set 2023 - 15:51Diretores do Sinpojud participam do 4º Conselho Estadual da CTB-BA
19 Set 2023 - 13:05Triunfo no CNJ: sob a liderança de Maria José (Zezé) diretoria do Sinpojud garante estabilidade de servidores do Judiciário da Bahia
16 Set 2023 - 22:23Sinpojud apoia campanha “Por um Sistema de Justiça mais Saudável”
14 Set 2023 - 13:54Entidades se mobilizam para tentar frear andamento da reforma administrativa
13 Set 2023 - 17:49