Através do diálogo Sinpojud consegue melhorar mensagem de aumento dos servidores do judiciário

  • Publicado: 30 Maio 2023 - 13:31
  • 2922 Visualizações


A Diretoria Executiva do Sinpojud se reuniu na manhã desta terça-feira (30) com o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Nilson Castelo Branco, o secretário-geral da Presidência, Franco Bahia e com a secretária de Gestão de Pessoas, Janaína Castro, para tratar sobre o reajuste linear dos servidores do Poder Judiciário. A reunião foi um convite do presidente do TJBA, e contou com a presença do presidente do Sinpojud, Manuel Suzart, da diretora de Finanças, Maria José Silva “Zezé”, representantes do Sintaj e da Assetba.

Durante a reunião, o secretário-geral explanou sobre os avanços nas negociações entre o sindicato e o Tribunal de Justiça, com o pagamento dos passivos, o aumento do auxílio-saúde e auxílio-alimentação em 2022 e 2023. Em seguida Franco explicou que além do reajuste linear de 4%, retroativo a fevereiro, o TJBA também conseguiu negociar com o Governo a majoração de R$300,00 sobre as verbas VPE e VPI, que representa o aumento de 25,84% do valor atual da gratificação. Além do reajuste de 6,16% sobre o vencimento básico médio do técnico judiciário e de 3,75% do vencimento básico médio do analista judiciário.

O Tribunal de Justiça ainda garantiu a alteração da resolução da progressão funcional, o aumento em quatro níveis da progressão por escolaridade, passando de seis para até 10 níveis, e o reajuste potencial de até 6% do vencimento básico de técnicos e analistas.

Manuel Suzart, solicitou celeridade no Pedido Administrativo da VPE e VPI dos aposentados, que encontra-se na Assessoria Jurídica da Presidência. Suzart ainda perguntou sobre o andamento do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores do Poder Judiciário e foi informado que o assunto será tratado junto ao Governo após implementação do reajuste linear. “Sabemos que esse reajuste está longe de ser o ideal, mas através do diálogo conseguimos garantir que as perdas sejam amenizadas através da VPE e VPI, da progressão e em breve através do novo PCCS. Pedimos a confiança dos nossos filiados e garantimos que o Sinpojud continuará mobilizado, lutando para que todos os nossos direitos sejam garantidos”, conclui Suzart.

A diretora de Finanças do Sinpojud, Maria José Silva “Zezé”, pediu ao presidente do TJBA que apoie junto à Assembleia Legislativa da Bahia, o Projeto de Lei 23.725/2020, que versa sobre o Auxílio Saúde para os servidores ativos, aposentados e pensionistas do Tribunal de Justiça. O desembargador Nilson Castelo Branco se comprometeu em conversar com o presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes.

A mensagem com o reajuste linear dos servidores do Poder Judiciário e todas as demais negociações serão enviadas a Assembleia Legislativa, com retroativo a fevereiro.

Também compareceram ao Tribunal de Justiça da Bahia os diretores Clay Santos Ferraz, Tiago Pascoal, Carmen Regina, Robertoni Mercês e Maria Lenilda.

Voltar | Versão para Impressão