Rua Marujos do Brasil, 42 - Nazaré - Salvador / BA - CEP: 40.040-485
Notícias SINPOJUD

Sinpojud repudia aprovação do Reajuste Linear de 4% para os Servidores Públicos na Bahia

Na manhã desta quarta-feira (17.05), diretores dos sindicatos que compõem a FETRAB estiveram reunidos na sede da AFPEB para avaliar a aprovação do pífio projeto de reajuste linear de 4% encaminhado pelo Governo Executivo à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), bem como os efeitos da mobilização realizada pelo conjunto das entidades na casa legislativa.

Além dos diretores da FETRAB, compareceram ao encontro representantes sindicais do SINDAE, SINDSEMP, ADUSB, ADUFS, ADUSC, SINTAJ e SINPOJUD. Na oportunidade os diretores enfatizaram a importância da unidade dos sindicatos; a necessidade de fortalecimento da luta visando garantir na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO-2024) a recomposição das perdas salariais dos servidores públicos do estado da Bahia; e o fundamental estado de mobilização permanente contra o arrocho salarial patrocinado pelo governo Jerônimo (PT).


Ao final do encontro os diretores pactuaram que na próxima quarta-feira (24.05), estarão reunidos novamente às 9h na sede a AFPEB, para deliberar sobre: 1) aprovação de uma carta dos servidores públicos ao governador Jerônimo Rodrigues (PT); 2) um calendário de paralisações para o mês de junho; e 3) organização de um Seminário de Avaliação do Serviço Público Estadual.

É preciso destacar que os servidores públicos estiveram mobilizados durante todo o dia de ontem na ALBA, porém não conseguiram modificar o Projeto de Lei do pífio reajuste linear de 4% encaminhado pelo Governo Executivo.


O Sinpojud repudia a vergonhosa aprovação pelos deputados estaduais, do reajuste linear de 4% para os servidores da Bahia na noite desta terça-feira (16.05). A sessão na ALBA ocorreu com esquema de segurança e áreas limitadas, e mesmo assim, representantes sindicais e um grupo de servidores ocuparam a galeria e protestaram. O PL foi aprovado com o voto contrário da bancada de oposição.

Já o PL nº 24.874/2023 que versa sobre o PLANSERV, teve o requerimento de urgência aprovado, sendo postergado a sua apreciação e votação em plenário.