Rua Marujos do Brasil, 42 - Nazaré - Salvador / BA - CEP: 40.040-485
Clipping

Portal TJBA - TJBA lança curso de Formação do Processo de Pagamento voltado às unidades do Judiciário baiano

Com foco no aprimoramento, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) lançou o treinamento “Formação do Processo de Pagamento’’. O primeiro dia do evento encheu o Auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede do Tribunal, tendo por objetivo a capacitação dos servidores das unidades judiciárias baianas, por meio de oficinas. A iniciativa busca estabelecer uma instrução processual clara, mediante a padronização na formação do processo de pagamento. E, assim, obter um mecanismo mais dinâmico e célere. 
O lançamento, que ocorreu na terça-feira (28), reuniu na Mesa de Abertura o Desembargador Presidente, Nilson Soares Castelo Branco; o Secretário-Geral da Presidência do TJBA, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; o Secretário de Administração do TJBA, Fabrício Nascimento Ferreira; o Secretário-Geral da Unicorp, Marcus Vinícius; e o Coordenador de Liquidação do TJBA, Carlos Valverde. 
O Chefe do Judiciário baiano, em seu discurso, rememorou as diretrizes da sua gestão e o resultado de uma delas: “O prêmio de 1º lugar de Transparência que obtivemos entre todos os Tribunais do país”, frisou. O Desembargador Presidente agradeceu essa conquista a todos e falou da importância do treinamento na continuidade desse caminho. “Fomentar a cultura do planejamento nas contratações assegura a celeridade das tramitações, a gestão de risco e o menor custo processual”. 
Para o Secretário de Administração, Fabrício Nascimento Ferreira, o insight para a iniciativa surgiu no momento em que conheceu o Manual de Procedimentos Internos, lançado no âmbito do Tribunal baiano. “Quando Valverde me apresentou esse manual da Coliq, eu lancei a ele um desafio: que fizéssemos um treinamento de modo a trabalhar o dia a dia de vocês”, disse fitando os presentes na plateia. 
Foi destacando o trabalho executado pela equipe de gestão do TJBA que o Secretário-Geral da Presidência do TJBA, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima, iniciou sua fala. “Não se realiza um evento como este, sem que o setor da Governança esteja em próspero amadurecimento”, destacou. De acordo com o Secretário, o fruto deste treinamento é certeiro, “porque quando padronizamos, facilitamos o controle”, pontuou. 

O Coordenador de Liquidação, Carlos Valverde, apresentou ao público, por meio de slides, as etapas do processo de pagamento e a relação técnica do servidor com cada um delas. Essas fases serão aprofundadas na prática durante as oficinas de capacitação. “Primeiro através de conteúdos específicos e depois sentaremos com as unidades para trabalhar as realidades de cada uma delas”, explicou. 
De forma a introduzir os assuntos pertinentes à matéria, a Controladora do Tribunal baiano, Fernanda Braga, fez a primeira exposição do tema “Controle Interno e a Nova Lei de Licitações”. 

Na quinta-feira (2), a capacitação trabalhou os temas “O papel do orçamento no processo de pagamento”; Decreto de pagamento e SGF; Adiantamentos; entre outros. Ministraram as aulas o Diretor da Programação Orçamento (DPO), Maurício Góes Dantas; a Diretora de Finanças (DFA), Joseli Passos e Edvaldo Almeida; a Coordenadora Eliana Lima, da Coordenação de Execução Orçamentária e Financeira (Coorf); o Coordenador Sandoval Neto, da Coordenação de Contabilidade (Cotab); e o Coordenador de Liquidação, Carlos Valverdade, da Coordenação de Contabilidade (Cotab). 
O treinamento, com aulas expositivas, segue no dia 07 de março, das 9h às 11h. As oficinas serão realizadas de 09 de março a 04 de abril, conforme planejamento divulgado no Decreto Judiciário n.93, de 15 de fevereiro de 2023. A ação conta com o apoio da Universidade Corporativa (Unicorp); da Coordenação de Liquidação; e da Secretaria de Administração do Tribunal baiano. 

Acompanhe a programação completa aqui.