Sinpojud participa do lançamento do Livro Censo do Poder Judiciário da Bahia

  • Publicado: 1 Dez 2022 - 11:27
  • 221 Visualizações

O presidente do Sinpojud, Manuel Suzart, prestigiou, na tarde de quinta-feira, 30 de novembro, o encerramento do Novembro Negro e do lançamento do Livro Censo do Poder Judiciário do Estado da Bahia.


A cerimônia aconteceu no auditório Desembargadora Only Silva, na sede do Tribunal de Justiça da Bahia. O livro é o resultado de um levantamento feito entre os dez mil e novecentos servidores do judiciário. Traz informações sobre gênero, escolaridade, raça/cor e forma de ingresso dos magistrados, servidores, juízes leigos, conciliadores e estagiários do PJBA.

Uma das finalidades do livro é contribuir para a adoção de políticas públicas no combate ao racismo estrutural no Poder Judiciário Baiano. “É uma semente plantada no órgão, que vai ter frutos mais à frente. E é isto que estamos fazendo. O livro vem servir como base para vencermos dificuldades para acabarmos com o racismo estrutural. E vamos trabalhar para que estes dados do livro, tenham efeito”, disse o desembargador Lindivaldo Brito, presidente da Comissão de Igualdade e combate a Discriminação do TJBA.

Quem acompanhou o lançamento pode acompanhar as palestras da pesquisadora Maria Tereza Sadek, doutora em Ciência Política e de Elias Sampaio, Doutor em Administração Pública. Os dois palestrantes elogiaram a complexidade dos dados do censo presentes no livro.

“Este livro censo é importantíssimo para que possamos corrigir erros e para que tenhamos políticas públicas eficazes, que venham promover a igualdade dentro do Poder Judiciário”, acrescentou presidente do Sinpojud, Manuel Suzart.

Voltar | Versão para Impressão