Portal CTB/BA- Adilson Araújo da CTB e demais centrais na transição de governo
A importância do movimento sindical para ajudar o novo governo a reconstruir o Brasil se materializou nesta quarta (16), quando o coordenador da transição, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou novos grupos técnicos e a lista de novos nomes para a equipe de transição do governo de Lula (PT). E a CTB Brasil terá acento no GT Trabalho com o presidente Adilson Araújo, além de dirigentes das demais centrais sindicais.
"Vamos levar as ideias classistas para os debates com o objetivo de aprovar avanços que consideramos importantes para reverter os retrocessos na legislação trabalhista e resgatar direitos importantes. Temos claro que o novo governo de Lula deve conduzir o Brasil com desenvolvimento econômico e valorização do trabalho", defende.
Adilson destaca a luta política para o próximo cenário. "Sabemos que é um governo mais amplo do que no seu primeiro mandato e que será alvo de disputa. O movimento sindical terá que se mobilizar para ajudar a efetivação das mudanças que o País precisa para crescer a economia, gerar empregos formais e renda, além de ampliar direitos", enfatiza.
O grupo é composto por: Adilson Araújo (CTB, presidente), André Calistre (Ipea, pesquisador), Clemente Lúcio (Fórum das Centrais Sindicais, assessor), Fausto Augusto Junior (Dieese), Laís Abramo (OIT), Miguel Torres (Força Sindical, presidente), Patrícia Vieira Trópia (UFU, professora), Ricardo Patah (UGT, presidente), Sandra Brandão (Unicamp, professora) e Sergio Nobre (CUT, presidente).
OUTROS GRUPOS
Os GT (grupos de trabalhos), que reúnem nomes técnicos e políticos, foram divididos por áreas temáticas: Trabalho, Educação, Esportes, Infraestrutura, Juventude, Cidades, Cultura, Subgrupo de Infância (em Direitos Humanos).
Há, ainda, os grupos de Agricultura, Assistência Social, Cidades, Ciência, Comunicação, Cultura, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Regional, Economia, Educação, Igualdades Racial, Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas; Mulheres, Justiça, Planejamento, Orçamento e Gestão; Segurança Pública, Minas e Energia, Meio Ambiente, Povos Originários, Pesca, Saúde, Transparência e Turismo.
Os 31 grupos técnicos vão se reunir para apresentar diagnóstico dos problemas de cada área temática e, em seguida, propor soluções. Eles não são deliberativos e vão debater e produzir subsídios para elaboração de relatório final de transição, que será entregue em dezembro ao novo governo.
com informações do DIAP
últimas notícias
Sinpojud entra com Pedido Administrativo solicitando isonomia nas faixas do auxílio-saúde entre servidores e magistrados
7 Dez 2023 - 11:31SINPOJUD entra com MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO em relação à progressão automática entre os anos de 2008 e 2012
6 Dez 2023 - 17:16Sinpojud fecha convênio com Plano de Assistência à Saúde com benefícios para os filiados
5 Dez 2023 - 17:35TJBA divulga lista de servidores beneficiados pela Progressão por Merecimento — Titulação
4 Dez 2023 - 16:03Diretoria Executiva do Sinpojud visita Comarcas do Portal do Sertão, Sul e Extremo Sul da Bahia e Cartórios da Capital
1 Dez 2023 - 15:44Projeto Verão da Colônia de Férias do Sinpojud inicia domingo (03)
1 Dez 2023 - 12:21Diretoria do Sinpojud participa de reunião no Planserv
29 Nov 2023 - 12:46Diretoria Executiva do Sinpojud faz diligência na ALBA pela aprovação do PL do Auxílio Saúde
29 Nov 2023 - 11:45Odonto System informa reajuste nas mensalidades
28 Nov 2023 - 12:10Servidores dos grupos 1, 2 e 5 recebem alvarás dos 18% nesta sexta (24)
24 Nov 2023 - 12:16Coral do Sinpojud se apresenta em evento comemorativo da Uneb
23 Nov 2023 - 14:25Sinpojud obtém conquista significativa para os Técnicos Judiciários
23 Nov 2023 - 10:17