A Tarde - Senado pode aprovar limitações a pesquisas eleitorais já em 2022

  • Publicado: 23 Maio 2022 - 10:17
  • 35 Visualizações

Existe uma expectativa de que, até o final de junho, o projeto do novo Código Eleitoral seja votado no plenário do Senado. Embora alguns dos itens não possam valer para este pleito, mesmo com a sanção do texto, por conta do princípio da anualidade, regras que podem criar limitações nas pesquisas eleitorais podem começar a valer já em 2022.

Entre as regras, estão a de permitir pesquisas apenas até a antevéspera da disputa, na sexta-feira que antecede o pleito, e a exigência de uma “taxa de acertos”, que seria a publicação, junto à pesquisa, de um percentual de acertos do instituto de pesquisa nos últimos cinco pleitos. A ideia seria mostrar a credibilidade do instituto, embora as pesquisas reflitam o momento em que elas foram feitas, o que pode mudar até o dia de os eleitores irem às urnas.
O princípio da anualidade trata das questões do próprio pleito e só podem valer caso um projeto seja aprovado até um ano antes das eleições. Entre as mudanças previstas para o projeto, que podem entrar em vigor a partir das eleições de 2024, está a ausência de limites para o uso de verba pelos partidos, que atualmente tem teto anual de R$ 1 bilhão.

Voltar | Versão para Impressão