Bahia.ba - STJ estuda retaliar Bolsonaro por demora para escolher ministros

  • Publicado: 19 Maio 2022 - 10:43
  • 40 Visualizações

Ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estudam retaliar o presidente Jair Bolsonaro (PL), caso ele, de fato, demore a escolher os magistrados para as duas vagas abertas na corte.
O mandatário deve definir os nomes a partir de uma lista quádrupla eleita pelo próprio STJ, mas sinalizou que pode adiar a decisão para que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes possa “digerir” a derrota sofrida na eleição do tribunal, já que seu candidato, o desembargador Carlos Brandão, teve poucos votos e ficou de fora da lista.
Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, a possibilidade de Bolsonaro protelar uma decisão incomodou os ministros, e, como resposta, eles sugerem paralisar todas as formações de listas para vagas em outros tribunais que devem ser apresentadas a ele para apreciação final.
Ainda de acordo com a publicação, com a medida, o presidente não teria como indicar, por exemplo, 18 desembargadores do recém-criado Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), em Minas Gerais. Ele tampouco poderia escolher um ministro do STJ para vaga que deve ser aberta no segundo semestre, após aposentadoria de um dos magistrados.

Voltar | Versão para Impressão