Dia Nacional da Consciência Negra

  • Publicado: 20 Nov 2020, 11:39
  • 293 Visualizações


O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

Como cita Mandela no card, "O povo que conhece sua história sabe que nenhuma luta é em vão", nos mostra como a resistência de diversos negros, como Zumbi dos Palmares resultou na abolição da escravatura.

Porém, a luta não acabou e ainda hoje, com todo acesso à informação, a desigualdade social continua e ainda trás às pessoas pretas tantas situações vexatórias e preconceituosas, digna de repúdio.

Temos que continuar na luta e conhecendo a nossa história, parar de negar que o racismo existe e cobrar que se cumpra sempre a Lei contra o racismo e o combate à impunidade de quem o pratica.

O Sinpojud destaca esta data como uma das mais importantes do nosso calendário e continua na luta contra qualquer ato de discriminação, preconceito e racismo.

Voltar | Versão para Impressão