Administração do TJBA distribui máscaras reutilizáveis para servidores que em trabalho presencial

  • Publicado: 23 Set 2020, 17:09
  • 883 Visualizações

A Administração do Poder Judiciário da Bahia promove a distribuição das máscaras reutilizáveis para magistrados e servidores que estão em trabalho presencial. Serão disponibilizadas 02 (duas) máscaras por pessoa e para realizar a solicitação dos objetos, basta o responsável da unidade enviar um e-mail para [email protected]

As máscaras são laváveis, confeccionadas em tecido percal de alta densidade (185 fios em poliéster/algodão), possuem dimensões e características de acordo com as especificadas pela ANVISA e Órgãos de Saúde, além de ser reutilizável e resistente à lavagem com hipoclorito de sódio.

A Diretoria de Assistência à Saúde e a Coordenação de Distribuição são responsáveis pelo recebimento das solicitações das máscaras e pela distribuição.
Os chefes das unidades deverão enviar a relação dos nomes e cadastros dos magistrados e servidores solicitantes, com os respectivos termos de compromisso assinados no momento da solicitação por e-mail.

As máscaras das unidades da capital que não fazem parte do complexo do PJBA, serão separadas pela Coordenação de Distribuição e encaminhadas através de roteiro programado, e as referentes as unidades do interior serão enviadas via malote, seguindo as orientações de uso por e-mail.

As máscaras das unidades do complexo do PJBA serão retiradas pelos respectivos chefes ou servidor por ele indicado na Diretoria de Assistência à Saúde, após o prévio envio da solicitação por e-mail, conforme esclarecido acima. O horário para a retirada das máscaras é das 09h às 13h.

Vale ressaltar que o uso de máscara não reduz ou substitui a necessidade da manutenção do distanciamento de mais de 1 metro entre as pessoas, bem como deve se evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Destacando, ainda, a manutenção das medidas de higiene das mãos (com água e sabonete ou preparação alcoólica a 70%) e a adoção de medidas de etiqueta da tosse: se tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com cotovelo flexionado ou lenço de papel; utilizar lenço de papel descartável para higiene nasal (descartar imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos).

Clique aqui para acessar o Termo de Compromisso
Clique aqui para acessar o Anexo I – Sobre uso, higienização e descarte de máscara de tecido

Junto ao Termo de compromisso tem uma cartilha de orientação para o uso da máscara, higienização e descarte.
Abaixo confira o passo a passo para o uso:
1 – Antes de colocar a máscara no rosto, deve-se assegurar que a máscara está em condições de uso (limpa e sem rupturas).
2 – Deve-se higienizar as mãos antes de sua colocação e após sua retirada (com água e sabonete ou com preparação alcoólica a 70%).
3 – Para removê-la, manuseie o elástico ao redor das orelhas, não toque a parte frontal da máscara.
4 – A máscara deve cobrir totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais. (Eventualmente, poderá ser necessário que algumas pessoas façam personalizações para o adequado ajuste em seus rostos).
5 – Deve-se manter o conforto e espaço para a respiração.
6 – A máscara não deve ser manipulada durante o uso. Se acidentalmente tocá-la, deve-se realizar imediatamente a higienização das mãos (com água e sabonete ou com preparação alcoólica a 70%).
7 – Evitar uso de batom ou outra maquiagem ou base durante o uso da máscara.
8 – A máscara deverá ser trocada sempre que estiver úmida, com sujeira aparente ou danificada.
9 – A máscara é de uso individual e não deve ser compartilhada, ainda que esteja lavada.



MATÉRIA TJBA

Voltar | Versão para Impressão