Correio - Rui anuncia ampliação do processamento de testagens diárias de covid-19

  • Publicado: 8 Jul 2020, 11:51
  • 57 Visualizações



O governador Rui Costa revelou preocupação com a interiorização dos casos de covid-19 no estado após os festejos juninos. Durante transmissão do Papo Correria, na noite desta terça-feira (7), ele falou sobre a propagação da doença no interior no pós-São João mesmo com a comemoração antecipada por decreto do Governo do Estado.

Como estratégia para conter o avanço da doença, Rui revelou que o estado irá aumentar o número de testes realizados diariamente.

“Hoje conversei com o secretário de saúde [Fábio Vilas-Boas] e iremos trabalhar com o número máximo de testes e devemos processar 3 mil testes de RT-PCR todos os dias. A Bahia inclusive é o segundo estado no país em número de realização desse tipo de teste que é o mais seguro para detecção da doença. Já fizemos mais de 100 mil testes na Bahia e vamos seguir ampliando a testagem”, afirmou o governador.

Rui respondeu perguntas das pessoas que acompanhavam a transmissão ao vivo e quando questionado sobre o retorno das aulas, disse que ainda não é o momento certo para isso.

“Ainda não estamos numa fase favorável. Por exemplo, testamos 100% dos alunos, professores e profissionais da rede estadual em três municípios: Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca. Entre estes municípios foi detectado que dois deles apresentaram uma média de 10% de contaminação da comunidade escolar. É um índice alto que não nos permite retornar agora”, comentou.

Ainda segundo o governador, outro fator que afeta a retomada das atividades de forma mais ampla é o percentual de ocupação de leitos.

Nesta terça-feira, o índice de ocupação dos leitos de UTI por pacientes da covid-19 está em 82%. Ficou estabelecido que a flexibilização será avaliada de forma mais detalhada e caso a caso quando o índice de ocupação de leitos de UTI estiver em cada região estiver abaixo de 75% e se mantiver com este percentual durante cinco dias consecutivos.

Reunião com prefeitos
Rui reafirmou que a gestão estadual está empenhada na busca por soluções que contenham a disseminação da doença e evite uma contaminação comunitária nas cidades do interior do estado.

Para alinhar as ações, o governador irá participar de reuniões virtuais com 90 prefeitos entre esta quarta-feira (7) e sexta-feira (10).

As reuniões devem se estender para a próxima semana até que todos os 417 municípios baianos sejam contemplados.

"Importante que medidas sejam adotadas imediatamente. É fundamental que os contaminados fiquem em isolamento. Todos devem colaborar. É uma guerra que precisa da união de todos para ser vencida", disse durante a transmissão ao vivo.

O governador também falou da antecipação de internamento para garantir o monitoramento dos pacientes, evitando o agravamento da doença e mais mortes.

Salvador
O governador Rui Costa aproveitou para esclarecer que, nesta terça-feira, não foi realizado anúncio com data para abertura de shoppings e do comércio em geral na capital baiana.

“É importante que fique claro que hoje divulgamos o critério que ficou estabelecido e quais as fases para reabertura de shopping e retomada de outros serviços que estão suspensos em função da pandemia. Estabelecemos que essa reabertura só irá ocorrer caso a taxa de ocupação de leitos fique abaixo de 75% em Salvador durante cinco dias seguidos e o mesmo vale para o interior. Se a região conseguir atingir esse índice podemos pensar em um movimento de reabertura”. As informações são da Secretaria de Comunicação (Secom).


Voltar | Versão para Impressão