|
Servidor apresenta a capoeira como elemento de inclusãoPublicado em: 26 Ago 2024 - 17:16 Meu nome Gilson Cardoso dos Santos, nascido na Liberdade, filho de Sr.Pedro Cardoso dos Santos e D. Maria Bispo dos Santos. Mestre de Capoeira e servidor aposentado do TJBA. Estarei apresentando a Capoeira adaptada para idosos e pessoas com deficiência.
As pernas que me levou ao mundo, hoje limita minha locomoção, não me faz incapaz. Diagnosticado com doença de Parkinson à 13 anos. Através da prática da Capoeira contínuo gingando e como capoeirista se cair, caio bem, assim esquivando para o lado, para trás, ao som do Berimbau orquestro o jogo se preciso for, saio de aú e sigo em frente.
Não me deixo ser levado pelo limite imposto pelo adversário, respeito, porém quem dita o ritmo sou eu.
Se escorregar, levanto sacudo a poeira dou um chapéu de couro dando a volta por cima. Assim desenvolvi o método de capoeira adaptada para pessoas idosos e com deficiência. Mestre Pastinha já dizia "capoeira é pra homem, menino e mulher, só não joga quem não quer". O método consiste em utilizar os movimentos da Capoeira respeitando os limites de cada um, permitindo melhora da flexibilidade, força, de forma lúdico através dos seus instrumentos e cânticos acompanhados com Palmas e transformada em terapia mental e preserva a memória da Arte genuinamente brasileira.
Agora convido vocês a vir comigo. Apresentação dia 29/08, às 11h, Praça de Serviços do TJBA, encerramento da semana nacional das pessoas com deficiência. Será realizada através do servidor aposentado e Mestre Dr. Capoeira.
Texto: Gilson Cardoso dos Santos. Impresso pelo portal do SINPOJUD-BA | http://www.sinpojud.org.br
|