Diretoria Executiva do Sinpojud conversa com deputados sobre reajuste linear e auxílio saúde

Publicado em: 21 Mar 2023 - 16:51


Com objetivo de dar continuidade nas ações de diálogo junto aos membros dos Poderes, o que vem acontecendo constantemente em busca dos itens de pauta aprovados no Conselho de Representantes e em Assembléia Geral da categoria, o presidente do Sinpojud, Manuel Suzart, junto com os diretores Maria José (Zezé), de Finanças e Convênios, Maria Lenilda Cordeiro, de Cultura, Artes, Esporte e Lazer, Carmen Regina de Assuntos Sociais e Tiago Pascoal, de Comunicação, estiveram na tarde desta terça-feira (21/03) na Assembleia Legislativa da Bahia.

Foram conversar com os Deputados Rosemberg Pinto (PT), líder do governo e a Olívia Santana (PCdoB), presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos, onde se encontra o Projeto de Lei 23.725/2020, que versa sobre o auxílio saúde que contempla principalmente os servidores ativos, aposentados e pensionistas do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

Em conversa com Rosemberg Pinto (PT), líder do governo, foi explicado que encontra-se em estudos o percentual do reajuste linear dos servidores de todo o estado. E que não possui uma data provável do anúncio, pois nos próximos dias, o governador fará parte da comitiva que visitará a China, más que os estudos junto a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia estão bem adiantados. Enfatizou que quando for anunciado pelo governo será, como sempre foi, retroativo ao mês de janeiro.

Na oportunidade a deputada Olívia Santana (PCdoB) informou que estará analisando o Projeto do Auxílio Saúde, se comprometendo em sentar nos próximos dias com a Diretoria do Sinpojud para chegar em um entendimento, sendo que foi pedido celeridade pelos diretores presentes na aprovação do projeto.

O presidente do Sinpojud Manuel Suzart já havia informado no Conselho de Representantes da categoria que a Lei de Orçamento Anual (LOA) que foi encaminhada pelo Tribunal de Justiça da Bahia ao Poder Executivo prevê, através de estudos, o percentual que cabe ao reajuste linear dos servidores do Poder Judiciário, sendo que cabe ao Executivo seguir ou não. Na reunião do dia 02 de março com o presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, o mesmo, informou que seguirá a mesma mensagem do governo.

Suzart ainda ressaltou: “as portas do diálogo estão abertas, não há necessidade de arrombá-las! Temos que ter responsabilidades com a vida dos servidores que são a razão maior da nossa entidade. Existe uma sequência lógica de negociações antes de tomarmos medidas drásticas.”


Impresso pelo portal do SINPOJUD-BA | http://www.sinpojud.org.br