Aposentados e pensionistas devem realizar prova de vida a partir deste męs

Publicado em: 10 Jan 2022 - 12:48



O Sinpojud alerta seus filiados aposentados e pensionistas para a realização da Prova de Vida anual, exigida pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), que deve ser realizada a partir deste mês de janeiro.

Suspensa desde março de 2020, devido às restrições da Covid-19, a prova de vida da Previdência Estadual pode ser realizada por videochamada ou presencial. Os detalhes podem ser conferidos na Instrução Normativa nº 029/2021, publicada no Diário Oficial no dia 16 de dezembro de 2021.

Os primeiros convocados para a prova de vida serão os aposentados que fazem aniversário no mês de janeiro, assim como os beneficiários de pensões geradas por ex-servidores nascidos neste mesmo mês. Esses grupos deverão se submeter à prova de vida no período de 3 a 31 de janeiro, para assegurar a continuidade do recebimento de seus proventos. Nos meses seguintes, o cronograma de convocação seguirá o mesmo critério, levando em conta sempre o mês de aniversário do servidor inativo ou do ex-funcionário público instituidor da pensão previdenciária.

Agendamento no SAC Digital
Para ser atendido, tanto por videochamada como presencial, é necessário fazer o agendamento no SAC Digital (clique AQUI ( https://sacdigital.ba.gov.br/servico/1303 )) ou no call center da Suprev, pelos telefones 0800 71 5353 (para chamadas de telefone fixo, celular ou DDD) e (71) 4020-5353 (para ligações originadas do interior do estado e de celular). O agendamento já está disponível para os convocados do mês de janeiro.
Assim que o agendamento for feito, o SAC Digital enviará uma confirmação por e-mail ou mensagem de celular junto com o link para a videochamada, que será realizada por meio do aplicativo MS Teams. Vale lembrar que é necessário ter computador ou celular com acesso à internet para receber o atendimento. 

Documentos
- Carteira de identidade (ou outro documento de identificação oficial), com foto atual e em bom estado de conservação;
- CPF
- Comprovante de endereço (contas de água, luz ou telefone).
- Pensionistas maiores de idade, é preciso apresentar também a declaração de estado civil ou união estável, datada e assinada, conforme modelo disponível no Portal do Servidor.


Os servidores aposentados e pensionistas podem obter mais informações no Portal do Servidor (clique AQUI ( http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/prova-de-vida-aposentados-e-pensionistas )).



 


Impresso pelo portal do SINPOJUD-BA | http://www.sinpojud.org.br