Portal TJBA - Comarca de São Felipe fortalece estratégia de redução de despesas na rotina de trabalho diário

30 Maio 2016
Redução de gastos em ações imediatas. A determinação da Presidência, por conta do Decreto Judiciário 246/2016, publicado no Diário da Justiça Eletrônico, tem sido seguido à risca na Comarca de São Felipe, a 180 quilômetros de Salvador.

Assim como dezenas de outras comarcas baianas, a redução do tempo nas ligações telefônicas e a restrição de chamadas para celular estão entre as medidas pedidas pela juíza de direito Caroline Rosa Almeida Velame Vieira.
A magistrada decidiu ainda pelo desligamento dos condicionadores de ar e lâmpadas toda vez que os servidores e ela mesma saírem das salas onde desenvolvem suas atividades.

O mesmo vale para as lâmpadas. Ao encerrar o expediente, os servidores de São Felipe certificam-se sobre o desligamento de computadores e lâmpadas a fim de reduzir a conta de energia elétrica.

Os materiais de expediente para cada cartório vêm sendo distribuídos em forma de kits e apenas semestralmente, pois a unidade gestora só vai comprar materiais duas vezes no ano, nos meses de junho e dezembro.

A economia passa também pelo reaproveitamento de papéis que iriam para o lixo. O objetivo é reutilizar rascunhos ou no verso para fazer capa de processos.

Materiais de limpeza e higiene também estão na relação de redução de despesas.

O meio digital é considerado estratégico para o sucesso da estratégia de economia, por causa da utilização do correio eletrônico no envio e recepção de correspondência, em vez da utilização do papel.