Portal TJBA - TJBA participa de lançamento da campanha Imposto Solidário

  • Publicado: 13 Mar 2020, 09:39
  • 55 Visualizações

O responsável pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Salomão Resedá, participou do lançamento da campanha “Imposto Solidário – Um click para ajudar sem gastar”. Promovida pelo Rotary Club da Bahia, com o apoio do TJBA, a ação tem como objetivo incentivar a destinação do Imposto de Renda (IR) para projetos sociais que contribuam para a proteção e defesa dos direitos do idoso, da criança e do adolescente da Bahia. O evento aconteceu na manhã dessa quinta-feira (12), na Casa do Comércio, em Salvador.
Na ocasião, o Magistrado falou sobre a importância de campanhas que incentivam a destinação do imposto de renda devido para projetos sociais. “Quanto mais contribuintes, maior numerário será destinado para os fundos, e por via de consequência, um grande número de projetos sociais serão beneficiados”.
Desembargador Salomão Resedá
Responsável pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ)
 O Coordenador da CIJ está à frente da Campanha Imposto do Bem do TJBA, que assim como a Imposto Solidário, visa direcionar parte do saldo do imposto devido aos Fundos Especiais para Infância e Adolescência (FIAs). Na campanha do Rotary, há também o incentivo para destinação do recurso aos fundos controlados pelos conselhos municipais do idoso, diretamente na declaração anual do imposto de renda.
De 100% do imposto devido, a pessoa física pode deduzir um total de 3% para os fundos que lidam com projetos sociais; e a pessoa jurídica pode deduzir 1%. O prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2020, ano-base 2019, vai até 30 de abril.
Presidente do Rotary Club da Bahia, Márcio Fraga destaca que parte da população desconhece a possibilidade de destinar o imposto para projetos. “A ideia é formar essa rede para que todo mundo tenha conhecimento e faça o destino que bem entende”, disse. Ele esclarece como funciona o processo de destinação do IR.
Márcio Fraga
Presidente do Rotary Club da Bahia
“Quem ganha são as crianças e os idosos. Quem ganha são aqueles que mais precisam”. É o que salienta a Coordenadora do Imposto Solidário, Risalva Telles, sobre a iniciativa.
Risalva Telles
Coordenadora do Imposto Solidário
Auditor Fiscal da Receita Federal, Roberto Nogueira Lima, destaca a importância de parcerias para impulsionar a campanha. “Quando você junta instituições como o Tribunal de Justiça da Bahia, o Rotary Club, o Conselho de Contabilidade, cria uma credibilidade junto à sociedade”.
Roberto Nogueira Lima
Auditor Fiscal da Receita Federal
O Diretor do Conselho Regional de Contabilidade, Conselheiro Sérvio Túlio de Moura também falou sobre a importância de divulgar iniciativas como a Campanha Imposto Solidário.
Conselheiro Sérvio Túlio de Moura
Diretor do Conselho Regional de Contabilidade
A Receita Federal divulgou um vídeo explicativo sobre a destinação de parte do Imposto de Renda devido para projetos sociais


Voltar | Versão para Impressão