Correio da Bahia- Câmara deve votar a Previdência em 2º turno nesta terça-feira (6)

  • Publicado: 5 Ago 2019, 11:59
  • 175 Visualizações

Principal agenda legislativa de 2019, a reforma da Previdência voltará a ser discutida na Câmara dos Deputados ainda nesta semana. A votação em segundo turno da pauta está prevista para ocorrer nesta terça-feira (6), desde que um requerimento de quebra de interstício – prazo de cinco sessões que deve ser respeitado entre o início dos trabalhos no Congresso (que ocorreu na última quinta-feira, 1º) e a apreciação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) – seja acatado pelos parlamentares.
Em julho, a proposta de modificação no sistema de aposentadorias e pensões do País foi aprovada em primeiro turno no plenário da Câmara com uma folga de 71 votos. De lá para cá, no entanto, uma série de acontecimentos, como a pressão de partidos de oposição sobre deputados que votaram favoravelmente à reforma, ameaçam dificultar a ida do projeto ao Senado Federal. Para chegar à Casa Alta, a PEC 6/19 precisa receber novamente o apoio de pelo menos 3/5 dos deputados (308 votos).
Líder do PSB na Câmara dos Deputados, Tadeu Alencar diz acreditar na reversão dos votos de alguns dos infiéis do seu partido, mas deixa claro que não tem esperanças de que a totalidade dos socialistas que apoiaram a reforma volte atrás na próxima votação. “Eu não descarto que essa possibilidade (de reversão dos votos) ainda exista. Agora, de qualquer maneira, a decisão do partido já existia antes do primeiro turno. Não há, no nosso horizonte, uma mudança expressiva da posição dos colegas, mas é claro que isso seria sempre muito bem-vindo”, pontua.


Voltar | Versão para Impressão