Portal TJBA- PRESIDENTE DO TJBA MARCA PRESENÇA NO 117º ENCONTRO DO CONSELHO DOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA

  • Publicado: 5 Ago 2019, 10:20
  • 61 Visualizações

O Presidente do Judiciário baiano, Desembargador Gesivaldo Britto, prestigiou o 117º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, realizado em Porto Alegre, entre 1º e 2 de agosto. Na oportunidade, compartilhou, com os representantes dos tribunais do país, momentos marcantes, registrados e publicados na Revista TJBA em Ação, edição comemorativa aos 410 anos do Tribunal mais antigo das Américas. Em março, a Bahia sediou a última edição do Encontro do Conselho e, durante o evento, celebrou o importante aniversário.
A cerimônia de abertura aconteceu quinta-feira (1º), no Plenário Pedro Soares Muñoz, sediado no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). O Desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, Presidente do Judiciário gaúcho e do Conselho dos Tribunais de Justiça, deu as boas vindas às autoridades.
Em seu discurso, o Representante do TJRS salientou o trabalho realizado pelo Conselho dos Tribunais de Justiça e a honra de receber em Porto Alegre, pela quarta vez, os Presidentes dos Tribunais de Justiça do país. Defendeu a harmonia e a independência entre os Poderes, que devem, como determina a Constituição Federal, ajustar previamente as diretrizes orçamentárias.
Após a explanação, os convidados acompanharam a execução do Hino Nacional e do Hino do Rio Grande do Sul e assistiram ao vídeo institucional sobre o funcionamento da Justiça gaúcha.
Os Líderes dos Tribunais de Justiça do país foram chamados, nominalmente, para ocupar lugares de destaque no Plenário do TJRS. O Chefe do Judiciário baiano, Desembargador Gesivaldo Britto, foi o primeiro a compor a mesa de honra.
Autoridades como: o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Luis Augusto Lara; o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo de Tarso Vieira Sanseverino; o Presidente do Tribunal Regional Federal – 4ª Região (TRF-4), Desembargador Victor Laus; o Procurador-Geral de Justiça, Fabiano Dallazen; e o Defensor Público-Geral, Cristiano Heerdt, estiveram presentes à mesa de honra.
A Presidente do Judiciário baiano, biênio 2016-2018, Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, também marcou presença no 117º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça.
No segundo dia do Encontro, o Presidente Desembargador Gesivaldo Britto também integrou a mesa de honra. Esteve ao lado do Desembargador Carlos Duro, Presidente do Conselho; e do Desembargador Carlos Mello Tavares, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, para continuar a programação dos trabalhos.
O Chefe da Corte do Judiciário entregou o exemplar da Revista TJBA em Ação, edição Comemorativa, aos participantes, compartilhando algumas de suas realizações à frente da gestão do Judiciário baiano, o que inclui a concepção do 116º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça. Nesse evento, ocorrido em março, na capital baiana, o TJBA comemorou, em sessão solene, os seus 410 anos.
 

Voltar | Versão para Impressão