Sinpojud promove Roda de Conversa sobre doença mental e valorização do servidor

  • Publicado: 17 Jul 2019, 12:31
  • 354 Visualizações

Na tarde desta terça-feira (16), a Diretoria Social do SINPOJUD, através do Departamento Permanente de Assédio Moral e Sexual da entidade – DPCAM, promoveu no Fórum Regional do Imbuí uma Roda de Conversas sobre saúde mental e valorização à vida do servidor.

A assistente social da entidade, Aksandra Souza fez abertura do evento, apresentando a estrutura física e organizacional do DPCAM, que sob a gestão do presidente, Zenildo Castro tem se tornado modelo de combate ao assédio, até mesmo para outras entidades sindicais.

Na ocasião, a diretora de assuntos sociais da entidade, Vera Lúcia Matos explanou sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado – SPA e apresentou dados da doença: “estima-se que 80% da população sofra dessa síndrome atualmente. É um transtorno que afeta grande parte da sociedade moderna, inclusive crianças, devido a cobranças, expectativas, pressão e tensão”, informou.

A psicóloga e Terapeuta Cognitiva Comportamental, Danielli O'Reilly expôs os malefícios do assédio moral: “o assédio moral deixa marcas, mas não são marcas visíveis. O que se torna um agravante, porque são marcas tão fortes, que a pessoa adoecida, na maioria das vezes, não sabe como administrar e a tendência é piorar”.


A  voluntária do Centro de Valorização à Vida - CVV, Joseane Rocha apresentou dados alarmantes sobre o suicídio no estado. A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida e para cada uma pessoa morta, 20 dessas atententaram contra a própria vida. A voluntária ainda informou que o telefone do CVV, que presta atendimento de escuta e ajuda a pessoas nessa situação, funciona 24 horas, através do número 188.
O evento contou com a participação de delegados sindicais da capital, representantes de outras entidades sindicais, funcionários do Sinpojud, além da assistente social e dos diretores, Vera Lúcia Matos (Social) e Luiz Félix 'Quixabeira (Jurídico)'. A Diretoria de Comunicação e Políticas Sindicais do Sinpojud fez transmissão ao vivo no facebook, com o objetivo de que o tema chegasse até os servidores das comarcas do interior.

Você ainda pode acessar o conteúdo, clicando
AQUI.

Clique
AQUI e confira Álbum de Fotos.





Voltar | Versão para Impressão