Comarca de Mundo Novo completa 120 anos de fundação e requer manutenção urgente

  • Publicado: 3 Dez 2018, 14:57
  • 236 Visualizações


Em 03 de Dezembro de 1898, há exatos 120 anos, foi fundada, em sessão solene, a Comarca do município de Mundo Novo/Ba.

Durante 120 anos essa Comarca do interior baiano presta à sociedade serviço jurisdicional que visa a garantia e preservação dos direitos fundamentais e busca por justiça, contando, para isso, com a passagem de inúmeros juízes(as), promotores(as), servidores(as) e advogados(as) que lá militaram e militam. Pessoas essas que estão gravadas nos 120 anos de história de nossa Comarca.

Porém, 120 anos após sua fundação, nossa Comarca é atingida por uma crise no judiciário sem precedentes. Estamos há 2 anos sem juiz(a) titular, três anos sem promotor(a), déficit de servidores e uma gama de cerca de 10 mil processos. Em suma, nossa aniversariante clama por SOCORRO!

Temos o que comemorar? Sim, bastante. Assim como temos pelo que lutar, pois 120 anos de história são, e sempre serão, mais fortes do que qualquer crise que queira nos derrubar. Nosso amor pelo Direito, união, o compromisso de 120 anos com a justiça, atrelado à força de vontade que move todos que nela militam nos ajudarão seguir em frente, fazendo mais 120 anos de história e exercício de justiça. Pois já dizia Ruy Barbosa na frase que marca a entrada do nosso fórum: "Aquele que não luta por seus direitos, não merece viver."

Parabéns Comarca de Mundo Novo! 120 anos de história e justiça.


Texto: Caio de Souza Matos - advogado

Voltar | Versão para Impressão