Portal TJBA - Servidores do TJBA participam de capacitação em gestão de pessoas na Unicorp

  • Publicado: 13 Set 2018
  • 38 Visualizações



Esta quarta-feira (12) foi marcada pelo início da segunda turma do Curso “Gestão de Pessoas”. Formado exclusivamente por Servidores, o grupo se reunirá até amanhã buscando desenvolver e potencializar competências necessárias à gestão de pessoas no Poder Judiciário.

A capacitação, ministrada pela Formadora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Juíza Federal Ana Cristina Monteiro de Andrade Silva, foi iniciada com o pronunciamento da Secretária-Geral da Presidência, Iramar Viana Martinez de Almeida, que também participa como aluna. A Servidora saudou a todos em nome do Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Gesivaldo Britto, e da Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais, Coordenadora da Universidade Corporativa (Unicorp), Juíza Rita Ramos.

“Inicio agradecendo, em nome do Presidente desta Corte, os expressivos números que o Tribunal vem obtendo em produtividade, apesar das dificuldades e das carências que ainda enfrentamos. E isso prova a nossa capacidade de superação e o compromisso de Servidores e Magistrados com a sociedade baiana”, ponderou a Secretária-Geral.

A Secretária de Gestão de Pessoas, Leila Lima Costa, também se pronunciou no começo das atividades. A Gestora fez questão de expressar sua satisfação em participar do curso que, segundo ela, contribuirá sobremaneira para a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo setor, cuja equipe encontra-se presente na capacitação.

A Servidora lembrou ainda que a Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) foi criada este ano com o apoio do Presidente, Desembargador Gesivaldo Britto. Conforme informou a Secretária, com a instituição da Segesp, agora é possível pensar em gestão por competência, na valorização do servidor e no seu bem-estar.

“É uma alegria tão grande estar presente, estar unida com vocês, pensando na melhoria do Tribunal de Justiça. A gente deixou de ser um departamento de recursos humanos, em que tão somente cadastrávamos e pagávamos as pessoas, para fazer parte de um planejamento estratégico, para fazer planos sobre pessoas, para conhecer as pessoas”, afirmou.

A abertura do encontro contou ainda com a declaração da Secretária-Geral da Unicorp, Líbia Maria Almeida de Andrade, que falou brevemente sobre sua experiência como aluna na turma anterior, formada por Magistrados e alguns Servidores, habilitada nos dias 10 e 11 de setembro. De acordo com a representante da Unicorp, a importância do ser humano e da valorização do outro foi enfatizada nos dois dias de curso, mostrando que a técnica por si só não tem valia.

Sobre essa questão, a Juíza Ana Cristina Monteiro afirmou que a intenção é, justamente, possibilitar que todo o aporte teórico apresentado tenha aplicação prática no dia-a-dia e nas rotinas, cada um na sua realidade e com suas equipes. A docente ressaltou ainda que a função da gestão só tem sentido se impactar no jurisdicionado.

Durante as 20 horas/aula, os seguintes assuntos serão trabalhados com o uso de metodologia pedagógica ativa: conhecimento mútuo, autoconhecimento, gestão de mudanças, proatividade e sinergia, liderança, comunicação, feedback e resolução de conflitos.

Cursos Credenciados – Buscando promover a capacitação e o aprimoramento de Magistrados e Servidores, a Unicorp, unidade vinculada à Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (AEPII), tem oferecido habilitações credenciadas pela Enfam, que servem para fins de promoção na carreira de Juiz. O curso “Gestão de Pessoas” integra o portfólio de capacitações com o referido credenciamento.

Essas habilitações são realizadas em conformidade com a Resolução nº 02/2016, com alterações posteriores, que dispõe sobre os programas para a formação e o aperfeiçoamento de Magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a formação inicial e o aperfeiçoamento de Magistrados e de formadores.

Voltar | Versão para Impressão