Portal TJBA - Projeto “Sead vai até Você” tem início com visita à comarca de Lauro de Freitas

  • Publicado: 12 Mar 2018, 09:58
  • 171 Visualizações

O projeto “Sead vai até Você”, realizado pela Secretaria de Administração do Tribunal de Justiça da Bahia, teve início na manhã desta quinta-feira (8) com uma visita à 1ª Vara Cível de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. A iniciativa busca aproximar o TJBA das comarcas do interior do Estado, por meio de visitas presenciais, pré-agendadas, realizadas por uma equipe multidisciplinar.

Para o Juiz André de Souza Dantas, titular da unidade, a iniciativa é bastante significativa, pois os juízes e diretores de Fóruns, e os servidores que acumulam a função de gestores da unidade, precisam de atenção especial do TJBA para desempenhar suas atividades. “O magistrado normalmente não tem conhecimentos administrativos. Saber que o Tribunal de Justiça e sua cúpula máxima, através da Presidência, se importa com o juiz e a unidade gestora, a ponto de deslocar toda uma secretaria, representada em peso, é maravilhoso”, avalia.

O Juiz André de Souza Dantas, que completará um ano a frente da unidade no próximo mês de abril, acrescenta que em mais de quinze anos de magistratura, nunca havia participado de uma reunião tão produtiva. Ele também salienta que o contato presencial faz toda a diferença.

Além de promover o diálogo, foram distribuídas cartilhas educativas sobre como empenhar, realizar contratações e como buscar orçamento para uma reforma prévia no espaço da unidade, entre outros processos burocráticos. Também participaram da reunião com a equipe da Sead, Alessandro Luz dos Santos, Diretor de Secretaria da 1ª Vara Cível de Lauro de Freitas, e Nilmário Fernandes de Jesus, administrador do Fórum Cível João Mendes da Silva.

As vistorias serão uma oportunidade de levantar as demandas administrativas das comarcas, a partir do contato direto com administradores e Juízes Diretores, tornando a prestação de serviço ao jurisdicionado mais eficiente no serviço prestado. Na primeira etapa, o projeto ficará concentrado nas unidades de entrância final. O objetivo da Sead neste primeiro momento é atender no mínimo 30% das demandas levantadas nessas comarcas e criar fluxo de comunicação para atendimento posterior às restantes.

As Comarcas de Camaçari, Dias D’Ávila, Mata de São João, Alagoinhas, Entre Rios, Candeias, Santo Amaro, Feira de Santana, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Vitória da Conquista, Guanambi, Paulo Afonso, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Jacobina, Irecê, Valença, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães também serão visitadas até o final do primeiro semestre de 2018.

A Sead possui diversas áreas e diretorias que atendem todo o TJBA no que diz respeito às demandas de finanças, serviços gerais, suprimento, patrimônio, engenharia e arquitetura.

Voltar | Versão para Impressão