Portal TJBA -TJBA assume coordenação regional da Rede Nacional de Governança da Justiça Estadual

  • Publicado: 10 Ago 2017
  • 92 Visualizações

O Tribunal de Justiça da Bahia foi escolhido ontem (8), por aclamação, para assumir a coordenação do Subcomitê Nordeste da Rede Nacional de Governança da Justiça Estadual.

O anúncio ocorreu durante o segundo e último dia do IV Encontro Nacional da Justiça Estadual, realizado no auditório Sepúlveda Pertence, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

Representando a presidente do TJBA e do Comitê de Governança do órgão, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, a assessora especial da Presidência para Assuntos Institucionais, juíza Marielza Brandão, agradeceu a confiança depositada na instituição e afirmou que o tribunal avoca para si essa responsabilidade “ciente da importância de promover a integração das demais cortes do Nordeste em torno das propostas, iniciativas e decisões estratégicas que possam surgir”.

No entendimento do secretário de Planejamento, Igor Caires, o TJBA representa uma liderança legítima e natural do Nordeste, uma vez que, além de ser a corte mais antiga nas Américas, é o maior tribunal da região.

“Essa incumbência vem num momento de amadurecimento e de avanço da gestão estratégica do órgão, implantada e incentivada pela presidente Maria do Socorro”, comentou.

Dentre as competências que serão atribuídas ao Tribunal de Justiça da Bahia durante os dois anos de vigência da coordenação, renováveis por igual período, destaque para a proposição de diretrizes, a apresentação de propostas de revisão do plano estratégico nacional e o fornecimento de feedback aos tribunais, concernente ao progresso dos trabalhos, cumprimento das etapas e eventuais alinhamentos.

Outro resultado discutido no encontro, que reuniu representantes de 25 tribunais estaduais do país, foi a aprovação da Proposta Avançada das Metas Nacionais da Justiça Estadual (PAME) para 2018, a qual será apresentada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na reunião preparatória para o XI Encontro Nacional do Poder Judiciário, a ser realizado em setembro deste ano.

Participaram também do evento o magistrado Jonny Maikel e a assessora Silvana Tourinho, representando, respectivamente, a Corregedoria Geral da Justiça e a Corregedoria das Comarcas do Interior; além do coordenador do Escritório de Projetos e Processos Estratégicos (EPPE), Pedro Vivas, e do coordenador do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica (NEGE), Alexsandro Santos.

Reunião ‒ Antes de os trabalhos do IV Encontro Nacional da Justiça Estadual terem início, o secretário de Planejamento, Igor Caires, acompanhado do coordenador do NEGE, Alexsandro Santos, reuniu-se com o conselheiro do CNJ, Norberto Campelo, para tratar de assuntos institucionais referentes ao Projeto Diagnóstico para Eficiência no Poder Judiciário, entre os quais a apresentação das medidas socioambientais implementadas no TJDFT e as considerações sobre a possibilidade de acompanhamento dos dados constantes dos painéis do Justiça em Números.

Texto: Ascom TJBA

Voltar | Versão para Impressão