Diretoria participa de audiências contra desativação de Comarcas

  • Publicado: 12 Jun 2017
  • 502 Visualizações

O Sinpojud, através dos diretores Cristovam Oliveira e Luiz Félix 'Quixabeira', participou nesta segunda-feira (12), de Audiência Pública contra desativação de comarcas, realizada na Costa do Dendê, importante região do nosso estado.
Na oportunidade, os diretores visitaram a Comarca de Taperoá, realizando reunião com os servidores, que na ocasião pediram o apoio do Sinpojud na luta contra a desativação daquela Comarca, informando que acontece audiência pública na quarta-feira,(14), para que a sociedade de Taperoá conheça os malefícios do projeto do Tribunal de Justiça, que causa enormes prejuízos a comunidade.
Na parte da tarde os diretores participaram de uma audiência pública sobre o mesmo tema na Comarca de Ituberá, que teve uma gigantesca participação popular, de entidades da sociedade civil organizada e dos poderes públicos constituídos.
Para o diretor Cristovam Oliveira, desativar comarcas é um retrocesso. “O Tribunal ampliar os serviços e não de retirar um órgão de grande relevância para a população, que somado aos distritos de Igrapiúna e Piraí do Norte se aproxima de 50 mil habitantes”, informa.
Na audiência ocorreram várias manifestações de representantes da população, da OAB, do Legislativo, do Executivo, agentes comunitários de saúde, igrejas católica e evangélicas, além dos servidores da Comarca, tendo como resultado uma agenda positiva, que será dirigida por uma Comissão eleita no evento e promoverá ações para impedir a desativação da Comarca.
“O TJ quer economizar punindo a população ao acesso à prestação dos serviços jurisdicionais e o Sinpojud vai lutar até que se obtenha a vitória que reside justamente na manutenção das Comarcas do interior da Bahia”, avalia Quixabeira.



Servidores de Santa Bárbara tem audiência no TJBA


Servidores da Comarca de Santa Bárbara se reuniram em audiência com a assessora da Presidência do TJBA, Dr.ª Marielza Brandão. Na ocasião eles criticaram a possível desativação daquela Comarca.
Presentes na audiência estavam o deputado estadual, Aderbal Caldas, promotor de justiça, advogados, vereadores e o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Bárbara. A comitiva com 11 servidores foi organizada pelo servidor da referida Comarca, Fábio Bastos. O diretor do Sinpojud, Jorge Cardoso.
“O importante é estar ao lado do servidor filiado, vivenciando as necessidades e juntos lutar por soluções viáveis. Desativação de Comarca não soluciona, muito menos ameniza, mas sim amplia ainda mais as dificuldades que já estão visíveis pela sociedade”, conclui do diretor, que declara acreditar que as mobilizações das autoridades locais em união com o Sinpojud resultarão no êxito na contenção à restrição do acesso à justiça pretendido pelo TJBA.

Voltar | Versão para Impressão