Ilhéus e Itabuna recebem Ciclo de Palestras promovido por Sinpojud e Corregedoria

  • Publicado: 28 Abr 2016
  • 1840 Visualizações


Os servidores das comarcas de Ilhéus e Itabuna participaram na noite desta quinta-feira (28) do Ciclo de Palestras, promovido pelo Sinpojud, com apoio da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Bahia, da AMAB e do Sintaj.

O Ciclo de Palestras, que tem o objetivo de promover a aproximação entre servidores, magistrados e o Tribunal de Justiça, contou com a presença da presidente do TJBA, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, a corregedora das Comarcas do Interior, a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, do Corregedor Geral do TJ, Osvaldo Bonfim, além de representantes da OAB, do Ministério Público e da prefeitura de Ilhéus. 


O evento contou com as palestras sobre sobre “A Justiça restaurativa como nova forma de fazer Justiça”, “Insersexo: o desafio da construção da identidade de gênero”, “A magistratura. Além de tudo, um sacerdócio”, ministradas pelos desembargadores, Joanice Maria Guimarães, Gardênia Pereira Duarte e Luís Pedreira, respectivamente.

Para o presidente do Sinpojud, Zenildo Castro, o apoio da Corregedoria na organização do evento, mostra o comprometimento da nova gestão com os servidores. “Essa gestão está mostrando que é preocupada e empenhada em melhorar as condições de trabalho no judiciário. Espero que unidos, possamos garantir o mínimo de dignidade para toda categoria” destaca Castro.

O corregedor geral da justiça, Osvaldo de Almeida Bonfim, que durante o dia realizou as visitas regimentais nas comarcas de Ilhéus e Itabuna, ouvindo os anseios e reclamações dos servidores, destacou a importância da parceria entre o TJBA e o sindicato para alcançar a melhoria no judiciário. O desembargador reconheceu a carências das comarcas e a falta de estrutura física no fórum de Ilhéus e se dispôs a buscar junto a prefeitura e à Câmara Municipal, a doação de um terreno para a construção de um novo fórum para o município. "Já visitamos alguns terrenos na região e espero que em breve tenhamos uma resposta positiva da prefeitura. Os servidores são peças fundamentais para o funcionamento do judiciário, por isso precisamos dar condições de trabalho para que eles desempenhem suas funções e possam prestar um bom serviço a sociedade" declarou o desembargador.


A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, garantiu que vai apoiar a Corregedoria e atender, na medida do possível, as reivindicações das comarcas. "Sabemos das necessidades dos servidores dessa região e iremos trabalhar para que eles tenham melhores condições de trabalho para desempenharem suas funções de forma digna" destacou a presidente do TJBA.



Visitas aos servidores

Durante o dia, Zenildo Castro e diretores do Sinpojud, Cristovam Lima, Manuel Suzart, Maria José Silva "Zezé" e os suplentes, Marcelo Ladeia e Januário Silva, visitaram os servidores das comarcas de Itabuna e Ilhéus, passando os informes e conversando com os servidores. "Firmei um compromisso quando assumi a gestão em lutar por todos os servidores, por isso estou indo até a base conhecer de perto as necessidades dos nossos filiados. Com o diálogo, tanto com o TJ quanto com os servidores, em breve teremos mais conquistas alcançadas" confia Castro.


Confira a matéria na Tv Sinpojud.

Voltar | Versão para Impressão